Educar Brincando

Passamos na infância a fase de descobertas. É brincando que a criança se descobre e mesmo sem saber elas estão vivenciando o mundo dos adultos através das brincadeiras. 

Brincando a criança expressa as suas necessidades, suas vontades e seus sentimentos. É por meio dos brinquedos que elas podem interagir com o mundo, pois um brinquedo é seu meio de comunicação, assim como para nós adultos é o jornal, o telefone, a revista e a internet.

É possível Educar Brincando. Desde a primeira infância, entre os 3 e 5 anos de idade, a criança está aguçando seus sentidos através de brincadeiras como, por exemplo, os jogos de cubos que estimulam a visão por conter peças coloridas e também a coordenação motora pois precisam encaixar as peças.


O mercado disponibiliza para cada faixa etária brinquedos que estimulam as crianças a desenvolverem suas habilidades que estão em formação. Tanto a dos sentidos, da motricidade, da afetividade, da criatividade, da sociabilidade e da inteligência. Até mesmo na hora em que vão comer elas podem brincar e se desenvolver, isso com a ajuda do jogo americano que elas podem desenhar enquanto comem.

Mas muito cuidado, os brinquedos podem se tornar vilões ao desenvolvimento psíquico e corporal da criança. Uma criança em idade pré-escolar, por exemplo, tem a necessidade de criar seu próprio mundo. Então elas deveriam brincar com os blocos de madeiras que permitem a imaginação da criança ao transforma-lo em casas, carros ou móveis e até mesmo brincar com trens, aviões, carrinhos e animais que elas mesmas possam manusear sem ajuda de automação.

Outra importância que os pais tem que dar ao comprar um brinquedo é verificar o material, por exemplo, o de plástico não estimula seu filho ao desenvolvimento da fantasia infantil, porém os que são feitos de materiais naturais, como madeira, lã e tecido, transmitem confiança e calor às crianças e são terapêuticos.  

Sabemos que é possível conciliar diversão e aprendizagem em um mesmo brinquedo. A novidade é que existem brinquedos que facilitam a vida dos pais, além de educar os filhos. Eles já existem há um tempo, mas dificilmente nós víamos a importância de Educar Brincando.

Hoje os pais têm menos tempo para seus filhos devido à correria entre tarefas domésticas e trabalho fazendo com que haja uma cobrança de ambas as partes. Um filho requer muito cuidado e atenção. É na infância que eles desenvolvem sua autoconfiança, coordenação e memorização.
Quando os pais se envolvem na brincadeira, eles estimulam ainda mais seus filhos a despertar o interesse na atividade, auxiliando assim, na questão de educar lúdica, leve e participativamente. Esta é uma forma de Educar Brincando.

Comentários