Como colorir as paredes

Vai pintar as paredes da sua casa e dar um “up” no visual? Fuja do comum e aposte na mistura de cores, afinal, quando você muda as cores das paredes também dá nova vida aos ambientes. 

Lembre-se: a cor influencia diretamente na energia do ambiente. Mas como colorir as paredes?


Pode até parecer um detalhe, mais a cor das paredes tem o poder em deixar o ambiente com um toque especial.

Vale investir na mistura de cores, papéis de parede, adesivos e textura, o que não falta são possibilidades de reinventar o design das paredes. É muito comum que os cômodos de uma casa tenham as cores das paredes diferentes. Que cor usar então para cada cômodo? Antes de escolher, saiba que cada cor tem sua influência em nós e de maneiras diferentes. Por exemplo:

Amarelo: Uma cor que está associada à prosperidade. Nos transmite calor, descontração e luz. Também é uma cor energética, transmitindo otimismo. Associada também ao verão. Muito indicado para ambientes sociais.

Vermelho: Simboliza o amor e o desejo. É a cor que representa a paixão, mas também a violência, a agressividade e o orgulho, ou seja, é altamente emocional. Use com cautela.

Verde: Significa esperança, calma e frescor. Conhecido também por ter a função antiestresse e se combinado a uma cor quente, o resultado será ótimo.

Azul: Simboliza a fidelidade, a lealdade e a personalidade. É a cor do pensamento, do céu e do espírito. É a cor mais fria de todas as cores. Combina com o rosa, o pêssego e o salmão. Na cozinha ele causa certo distanciamento já no quarto ajuda a relaxar. 

Rosa: Significa romantismo, beleza, sensualidade e saúde. Para o banheiro, é muito relaxante.

Branco: Associado à paz, calma e pureza. Significa pureza e inocência. 

Uma dica para saber qual a cor usar em cada ambiente é, primeiramente, verificar qual atividade será desenvolvida no espaço, quanta luz que este cômodo recebe, se o teto é alto ou baixo, se será um ambiente quente ou frio, se você quer deixá-lo menor e aconchegante ou ampliá-lo, se o ambiente será estimulante ou calmo e se ele é longo e estreito ou curto e largo.

Na cozinha, por exemplo, por ser o lugar mais importante da casa e onde a família se reúne, seja para fazer suas refeições, conversar ou relaxar, o ideal é trazer a ela um ambiente descontraído, propiciando assim a convivência. A dica para este cômodo é um tom de pêssego e rosa, cores que estimulam a comunicação e o afeto da família. 

Mude da forma mais agradável possível, com certeza você terá influências positivas para seu lar.

Comentários