Entendendo as birras

Se você entender as birras que o seu pequeno faz, você vai evitar o que poderá se transformar em um chilique.

Não aguenta mais as birras que o seu filho faz? A primeira coisa que você tem que fazer é entender o que são birras, pois somente assim você vai conseguir ajudar o seu filho. Mesmo que desesperadas e ruidosas, as birras são manifestações da vontade que a criança tem e que, por volta dos 2 anos, já sabe que se pode fazer ouvir.

É claro que o comportamento infantil varia de criança para criança, onde algumas retêm mais os limites e regras impostas pelos seus pais ou outros adultos do que em relação a outras. As crianças “birrentas” choram, gritam, agitam os braços, dão pontapés, rolam no chão, jogam objetos próximos e isso por diferentes motivos.

Seja por não querer comer, tomar banho, dormir ou mesmo porque querem algo como brinquedos e guloseimas. As birras se tornam constantes porque os pequenos são capazes de entender que podem ter o que desejam e que os pais vão ceder, afinal, a primeira vez que fizeram a birra, eles conseguiram o que queriam e agora não importa o tempo que levar, eles sabem que vão conseguir por meio das birras.

Fonte da imagem: minhamaequedisse.com 

O que as birras significam


Esquece por um instante a impaciência e o volume das birras e tente ver o lado “positivo”. No fundo, as birras são mais uma manifestação saudável que as crianças expressam sobre seus sentimentos, emoções, necessidades e vontades. Essas coisas ajudam a criança a conseguir desenvolver a sua personalidade.

É importante que você não esqueça de que se trata de pequenos, ou seja, de crianças por volta de 2 anos de idade que apenas desejam satisfazer as suas necessidades e querem isso imediatamente. Lembrem-se também de que eles não têm qualquer outra preocupação no momento, que não seja a contestação dos pais.  

Birra no dicionário significa uma ação em permanecer ou de continuar de forma insistente em um mesmo comportamento, ideia, opinião, ou seja, é teimosia. Mas, considerando que se trata de pequeninos de apenas um palmo e meio, você precisa saber que eles não fazem isso por maldade.

O que não se deve fazer


Jamais ceda às birras do seu pequeno nem por uma única vez. Se por acaso você já cedeu antes, nunca é tarde para começar a não ceder mais. E jamais se sinta culpado porque trabalha muito e tem pouco tempo para passar com o seu filho, pois a vergonha que você vai passar em um ambiente público pode gerar em você um sentimento negativo.

Lembre-se de que, ao ceder, você estará passando a mensagem para o pequeno de que é normal fazer birras e que elas são aceitáveis para que os pequenos consigam ter o que querem. Sem contar que com isso você estará incentivando o seu filho a entrar em um ciclo vicioso e assim ficará cada vez mais difícil de controlar a situação.

Não ceder aos desejos dos pequenos, mostra a eles que tem um tempo para cada coisa, onde eles não podem ter tudo o que desejam na hora que querem. Dessa maneira você estará impondo limites e regras que eles sempre vão respeitar. Assim o seu filho aprenderá a lidar com as suas frustrações e vai saber esperar pelas coisas que desejam.


Comentários