A importância de elevar a auto-estima das crianças


Você sabia que na infância a auto estima faz toda a diferença para a fase adulta? Veja aqui a importância em elevar a auto-estima das crianças.

Nós, pais, temos um papel fundamental na vida dos nossos filhos e isso inclui nos esforçar em elevar a auto-estima em nossos filhos. É importante saber que quando a criança possui auto-estima elevada, ela tem em si um forte senso de valor, o que lhe permitirá crescer sem se sentir inferior.

Imagem: http://cdn1.mundodastribos.com/
O rótulo que os pais colocam nela em seus primeiros anos de vida, vão determinar o preço que ela mesma terá de si, além do que os amigos e parentes vão poder enxergar nela. Nós, pais, somos responsáveis pela etiqueta de valor dos nossos filhos. É fato que o mundo não tem misericórdia e isso podemos sentir entre nossos parentes mesmos, pois basta um erro da criança para que ela seja rotulada como incompetente, entre outras palavras negativas que abalam as crianças.

É nessas horas que o seu filho vai fazer valer de todas as vezes que você o elogiou, levantou a sua auto-estima. Se você deseja que o seu filho cresça forte, principalmente para não se abater nessas situações que vão ocorrer na escola, em grupos de amigos, no trabalho, com familiares, entre outros lugares, é importante que você o tenha como uma planta preciosa em seu jardim, regando-o atenciosamente.

Portanto, você precisa produzir filhos confiantes, fortes e que estejam e saibam estar bem consigo mesmos. Para isso, cultive sempre esse sentimento nos pequenos.

Como ajudar meu filho a elevar sua auto-estima


Imagem: http://www.ratser.com/
Permitir que o seu filho tenha uma percepção de valor de forma saudável, é deixa-lo ajudar em pequenas tarefas do cotidiano, como arrumar sua própria cama, guardar suas roupas, escovar seus dentes, varrer um determinado ambiente, entre outras. É dessa forma que a sua pequena “plantinha” vai se transformar em uma linda arvore que dá frutos.

É fato que, devido ao tamanho e idade, essas tarefas não serão realizadas como nós as fazemos, porém essa é a melhor oportunidade de você fazer com que se sintam uteis. Não menospreze esses pequenos ajudantes, mas sim os estimule elogiando-os, pois quando você rejeita essas tarefas, eles acabam por se sentir rejeitados já que quando você rejeita a ajuda deles, é exatamente assim que se sentirão.

Seja um pai ou mãe com características de um bom jardineiro, ou seja, o que lança a semente e sempre se preocupa em regar, adubar e estar ali esperando eles crescerem, nem que isso dure décadas. Com certeza você estará produzindo filhos com maior positividade sobre si mesmos, ousados, destemidos e com capacidade de influenciar positivamente o grupo que se relaciona, ao invés de se deixar ser influenciado, o que pode ser um perigo nos dias atuais.

Então, que tal ser pais jardineiros? Tenham muita paciência com os seus filhos para melhor cultivá-los.

Comentários