Pesquisa aponta que turismo doméstico será o primeiro a se recuperar após quarentena

Conforme pesquisa, turismo doméstico será o mais praticado por brasileiros após pandemia e profissionais já podem buscar qualificações. 


Setor de viagens no Brasil está otimista com alta demanda no turismo doméstico após a quarentena. De acordo com um estudo realizado pelo portal Mercado & Eventos e pela Cap Amazon com agentes de viagem, destinos nacionais serão os mais buscados pelos brasileiros. 



A pesquisa avaliou a expectativa de mais de 400 profissionais de agências do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. 


Turismo doméstico | CasaCasamentoeFilhos
Imagem de Nuno Lopes por Pixabay

Setor de viagens segue otimista em relação a retomada do turismo doméstico 


Após quarentena, brasileiros devem focar mais em viagens a destinos nacionais como aponta o resultado de um estudo, em que 55% dos agentes de viagens entrevistados acredita que retomada ao turismo doméstico ocorra mais rápido. 


E o Brasil dispõe de muitas opções para todos os perfis de viajantes e setor tem esperança de que, com o fim de restrições decorrentes do novo coronavírus, o turismo de saúde também cresça no país. 


De acordo com Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, muitos destinos nacionais, recheados de atrativos turísticos, ainda são desconhecidos pelos brasileiros. Com o fim do confinamento, muitos brasileiros vão buscar viagens a lazer e os segmentos que estarão em alta serão os que oferecem contato com a natureza e bem-estar, aponta pesquisa. 


O ministro do Turismo acrescentou também que, para que a cadeia produtiva do setor se desenvolva, o Ministério do Turismo continuará trabalhando no projeto de regionalizar o turismo, a fim de desenvolver a cadeia produtiva do setor, gerando assim, emprego e renda à população local.  


Conforme o estudo constatou, além das viagens a lazer, grande parte dos consultados também esperam maior demanda de viajantes em busca de viagens para visitar parentes e amigos.  


Turismo doméstico é alvo do setor, que não deixa destinos nacionais cair no esquecimento do mundo 


Turismo doméstico
Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

Setor do turismo continua trabalhando para atrair turistas internacionais ao Brasil. Mas, com pandemia, tanto os órgãos de promoção quanto departamentos de marketing adotaram um tom excepcional, lançando campanhas que enfatizam sobre a visita após a quarentena. 


Entre os principais destinos nacionais, Salvador é um dos que incentivam a visita ao Pelourinho, Farol da Barra e outros atrativos, mas somente após a quarentena. Para isso, lançou a hashtag #visitedepois.  


Essa é uma forma de manter os turistas internacionais com o desejo aceso em conhecer os destinos brasileiros. Com isso, setor prevê crescimento, o que contribui com a economia do país. 


Governo Federal prioriza Turismo em programa de investimentos 


Publicado nesta última quinta-feira, 14, no Diário Oficial da União, decreto presidencial qualificou, ao setor de turismo, a política de atração de investimentos privados no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. 


O texto, assinado por Paulo Guedes, ministro da Economia, e pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê estudos relacionados a exploração turística de ativos naturais e culturais do Brasil, bem como a efetivação de novos empreendimentos privados. 


Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, ressalta que essa é uma medida que contribuirá para a ascensão do setor, após a pandemia do Covid-19. Para ele, o Brasil possui muitos atrativos e estes já eram de interesses de diversos investidos.  


Por meio dessas medidas, o estabelecimento de empreendimentos ficará mais facilitado, tornando assim, o turismo nacional um forte vetor para o desenvolvimento e geração de emprego e renda. 


Ministro do Turismo apresenta medidas para os setores de parques temáticos e hotelaria 


Turismo nacional | CasaCasamentoeFilhos
Imagem de Francis Anderson Anderson por Pixabay

Reunião por videoconferência realizada com ministro do Turismo e representantes dos setores de parques temáticos e hoteleiros, nesse último dia 14, teve por objetivo expor as últimas ações para ajudar o setor. O lançamento do selo “Turista Protegido” e a disponibilização do crédito de R$ 5 bilhões estão entre as medidas em destaque, realizadas pela Pasta. 


Ambos visam garantir a segurança sanitária dos empreendimentos turísticos, de forma com que essas medidas visem a retomada turística no Brasil. Esse crédito será disponibilizado para os micro, pequenos e médios empresários.  


Além disso, o selo é uma forma de assegurar a segurança dos turistas e profissionais envolvidos, garantindo o cumprimento dos requisitos em higiene e limpeza, de forma a prevenir a contaminação do novo coronavírus 


O ministro também ressaltou sobre o fato de que, embora o trabalho seja árduo, o setor não irá medir esforços para voltar a crescer. 


Turismo no Brasil e a geração de emprego e renda 


O turismo é um setor que se destacou, entre os que mais cresceram no Brasil. Somente em julho de 2019, o crescimento foi de 3,4%, gerando mais de 25.000 empregos no país.  


Em todo o mundo, o setor responde por um, entre 5 novos postos de trabalho e o Brasil, apesar da quarentena, segue a tendência mundial. Dados referentes a 2019 apontam que o setor contribuiu para 6,9 milhões de postos de trabalho, ou seja, 7,5% dos empregos no país. 


Mas esse cenário tende a mudar muito após a quarentena, já que o setor foi um dos mais prejudicados, o que contribuiu para a crise de desemprego no país. Assim sendo, em busca de recolocação no mercado de trabalho, é importante que os profissionais, tantos os que já atuavam, quanto os que desejam aproveitar a investida do setor, se qualifiquem. 


Fontes: MTur e Imprensa Nacional 


Por: Andreia Silveira, gestora de Turismo pelo MTur e graduanda em Gestão de Turismo pela Uninter.

Comentários