Algumas mães, ao saber que o bebê que estão esperando é menina, já sonham com a tão fascinante festa de 15 anos. Mas, e quando a filha cresce e não compartilha do mesmo sonho?
Para muitas adolescentes, a festa de 15 anos está entre os momentos mais especiais da vida. Esse é um dos acontecimentos mais esperados e planejados: lista de convidados, ensaios de danças, convite, lembrancinhas e, especialmente, o vestido.
São muitos os detalhes que as fazem sonhar desde, ao menos, que completam 14 anos. Assim como as adolescentes, suas mães também compartilham desse sonho e se atentam a cada detalhe.
Na maioria das vezes, esse sonho é mais da mãe do que da própria debutante. Mas, e quando a mãe passa anos imaginando como será o lindo vestido de festa de 15 anos da filha e quando chega próximo ao décimo quinto aniversário descobre que sonha sozinha?
![]() |
Imagem: Andreia Silveira |
Minha filha não quer festa de 15 anos
O famoso baile de debutantes é muito importante para muitas adolescentes há anos. Porém, algumas preferem realizar uma viagem, ganhar um presente mais caro ou, até mesmo, o quarto dos sonhos.
Esse último é o desejo da minha filha, que me deixou sem reação quando disse não querer festa de 15 anos. Quando eu estava planejando o aniversário de 01 ano da Maria Luiza, ficava imaginando como seria daqui 14 anos.
Em cada festa de aniversário, eu falava ao meu esposo para ter calma, que o investimento maior seria quando ela completasse 15 anos 😂. Desde o décimo segundo aniversário dela, já ficava tentando descobrir qual seria o tema que ela queria para sua festa de debutante.
Mas, foi desde esse aniversário que ela não quis ter mais festa. Inclusive, fiz festa surpresa para ela, na época e percebi que quando ela diz que não quer, é melhor não insistir.
Embora fosse, e ainda é, o meu sonho de fazer uma festa de debutante, a Maria Luiza insistiu em não ter. A razão, segundo ela, é que esse não é um evento tão especial assim. Além disso, a maioria das amigas não fez (e não fará) festa de 15 anos, mas vão trocar por coisas que sejam mais importantes para elas.
Eu confesso ter ficado decepcionada e tenho a sensação de estar “perdida”, sem saber como passar pelo dia 28 de setembro sem nada preparado. (faria a festinha após a quarentena)
Já cheguei a sonhar que o dia chegou e eu não havia, sequer, comprado o vestido dela. No sonho, corri desesperada para fazer os preparativos 😅.
Resolvi respirar fundo e não insistir, especialmente, para não ouvir o que algumas jovens dizem: "Minha festa de 15 anos foi mais para realizar o sonho da minha mãe, porque eu não queria”.
Claro, sei que muitas adolescentes tem o sonho de ter um baile de debutante, mesmo que a festa de 15 anos seja simples. Outras são como minha filha e trocam o evento para realizar o que realmente é seu sonho.
Enquanto isso, minha pequena, Anelize, já faz planos para sua festa de 15 anos. Se ela não mudar de ideia daqui alguns anos...
E você, já passou pela mesma experiência? A sua filha optou por trocar o baile de debutante pelo que? Comente!
Gostei da matéria, gostei das comparações e realmente acontece na vida de pai... mãe...filho
ResponderExcluirGostei da matéria, gostei das comparações e realmente acontece na vida de pai... mãe... filhos. Parabéns Andréia e Maria
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigada por comentar no CasaCasamentoeFilhos!
Fico feliz que tenha gostado da matéria. Acontece mesmo e precisamos saber mudar planos, sempre que necessário, não é mesmo?
Abraços!
Eu gostei muito do texto
ResponderExcluirParabéns👏
Olá!
ExcluirObrigada por comentar no CasaCasamentoeFilhos!
Fico feliz que tenha gostado. :)
Visite outras páginas e conheça mais o site!
Abraços!
Eu quero ter festa de 15 anos. Meu tema, acho, que será da Bela, de A Bela e a Fera.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirLindo tema. Essa é a minha princesa favorita dos filmes da Disney.
Abraços!
Acho muito lindo esse tema, especialmente, quando o pai dança com a filha.
ExcluirOlá! Eu também gosto muito da dança entre pai e filha nesse tema. É emocionante, né?
ExcluirOi! Minha filha também não quis ter festa e me pediu diversos passeios pelo Brasil. Adorei a ideia, mas com essa pandemia, acho que só vamos concluir o pedido quando ela tiver 16.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirQue gostoso viajar pelo Brasil. Temos lugares incríveis por aqui. Foi uma escolha muito boa mesmo.
Abraços!
Minha mãe vem me implorando para que eu queira essa tão especial festa. Mas eu sinceramente não quero, eu gostaria de uma viagem ou um iPhone, até pq eu não tenho muitos amigos, eu nem tenho um namorado para dançar cmg. E se eu fizer essa festa, vai ser pra deixar minha mãe feliz, não eu.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEu também quis muito que a minha filha optasse pela festa, mas ela não quis. Eu respeitei, embora tenha sonhado com a festa dela desde que ela era bebê.
Conversa com a sua mãe e explica como se sente, ela vai entender... embora eu quisesse muito fazer a festa, o mais importante foi deixar a aniversariante satisfeita.